Hélder Bruno apresentará obras de sua autoria, orquestradas para quarteto de cordas, soprano e piano. O concerto contará ainda com fotografias exclusivas de Lieve Tobback que serão projetadas ao longo do concerto e cuja sequência foi trabalhada de acordo com cada uma das obras.
Hélder Bruno, ao piano, será acompanhado por Jacinto Neves (violino), Miguel Gonçalves (violino), Rogério Monteiro (viola 'arco) e Feodor Kolpashnikov (violoncelo) e Carla Bernardino (soprano).
O músico (compositor e pianista) suspendeu a sua atividade artística para abraçar outros projetos ligados à sua atividade académica e científica. É, atualmente, vereador da Câmara Municipal da Lousã.
Nos últimos dez anos, Hélder Bruno Martins dedicou-se à etnomusicologia. Enquanto investigador do INETmd e do CEJ-UA realizou algumas conferências (nacionais e internacionais), publicou artigos e livros (científicos e generalistas) – dos quais se destaca Jazz em Portugal, 1920-1956 (Almedina, 2006) – foi professor no ensino superior, empreendedor, consultor (para o setor das artes e da cultura, do turismo, das indústrias criativas e da economia criativa).
Apesar destas incursões, que por opção o afastaram dos palcos, nunca deixou de compor. Regressa agora para apresentar algumas das suas peças que orquestrou para quarteto de cordas, soprano e piano. Será acompanhado pelo quarteto de cordas ConcentusPerTempora- Ensemble, pela voz de Carla Bernardino (soprano) e com a projeção de fotografias exclusivas de Lieve Tobback.
Uma música intimista, pura, verdadeira, num espectáculo que explora a simplicidade das emoções, dos afetos e dos sentimentos.