Ponto de Interesse

Via Ferrata e vias de Escalada

As Aldeias do Xisto reforçam a sua oferta de escalada com as vias em Unhais-o-Velho e a Via Ferrata na Barragem de Santa Luzia. Desafie a vertigem!

A Via ferrata é um percurso em paredes rochosas, pereparado com escadas, cabos, pitões, entre outros apoios destinado a facilitar a progressão e optimizar a segurança dos montanhistas.

O percurso da Via Ferrata da Barragem de Santa Luzia

A Via Ferrata da Pampilhosa da Serra tem início na Barragem de Santa Luzia (Casal da Lapa, junto à parte traseira do paredão da brragem) ). A aproximação é efetuada através do estacionamento em direção à parede Sudoeste.
A primeira (1) secção tem início numa zona de placa vertical, seguindo depois por uma rampa até um pequeno diedro.
A segunda (2) secção inicia-se numa zona de placa vertical, realizando depois uma ligeira travessia à direita e seguindo por uma zona ligeiramente extra-prumada até chegar a um patamar grande.
A terceira (3) secção segue novamente por um ligeiro extra-prumo até atingir um patamar. Aqui atravessa para a direita por alguns metros, subindo de seguida por outra zona de ligeiro extra-prumo. Chegando a um pequeno patamar, a via atravessa para a direita até um canal.
A quarta (4) secção inicia-se numa zona vertical e segue depois durante alguns alguns metros por uma rampa ligeiramente inclinada até ao topo da falésia.
A quinta (5) e última secção segue pela esquerda contornando o maciço rochoso até ao fim da linha de vida que vai sair num trilho que conduz à estrada nacional, perto do miradouro do alto da barragem.
Coordenadas GPS: 40.088993 | -7.858741

Perspectiva da ascensão da Via Ferrata da Barragem de Santa Luzia.

Zona de Escalada de Unhais-o-Velho

Zona de escalada desportiva com vias tecnicamente exigentes,  não ultrapassando os 15 metros de altura. São maioritariamente placas verticais, com a presença de alguns tetos. A rocha é quartzitica predominando as regletes e fissuras.

Sector 1: Sector de iniciação virado a Norte com 4 vias em que predomina a escalada em placa. O acesso faz-se na estrada que segue em direção às Aradas, por um trilho junto ás paredes.
Coordenadas GPS: 40.133286 | -7.804737

Sector 2: Sector virado a Este, junto ao rio Unhais, com 4 vias. Escalada sobre placas e extra-prumos. O acesso faz-se na estrada que segue em direção a Meãs, por um trilho que desce para o rio.
Coordenadas GPS: 40.134274 | -7.80683

Sector 3: Sector virado a Sul com vista para Unhais-o-Velho. Apresenta 3 vias, sendo duas delas caracterizadas por grandes extra-prumos. O acesso faz-se na estrada que segue em direção a Meãs, por um trilho que sobe junto às paredes.
Coordenadas GPS: 40.134319 | -7.80846

Perspectiva de uma das paredes de escalada em Unhais-o-Velho

Recomendações

É obrigatório utilizar equipamento especifico para esta atividade, compreender perfeitamente a sua utilização e conhecer as técnicas de subida. É essencial utilizar cintas de absorção e/ou corda. A prática desta atividade é da sua responsabilidade e recomenda-se a todos, principalmente aos iniciados, a supervisão de um profissional. Se verificar alguma anomalia contacte a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.

Ver mais recomendações no fim desta págima, em "outras informações".
Descarregue os folhetos para mais informações.

Ficheiros Relacionados

Contactos e Informações

Localização:
3320
Lat.: 40° 7' 50.16" N
Long.: 7° 48' 34.812" W

Outras Informações:

COMO CHEGAR

Desde o litoral: IC8 a partir de Pombal, tomando a N2 em Pedrógão Grande e depois a N344 até Pampilhosa da Serra, seguindo-se pela N112 durante 10 Km, virando depois à esquerda pela N344 até à Portela de Unhais, virando depois à esquerda para Unhais-o-Velho.

Desde Castelo Branco: N112 durante 60 Km, virando depois à direita pela N344 até à Portela de Unhais, virando depois à esquerda para Unhais-o-Velho.

Desde o Fundão: N238 ate Orvalho (40 Km), seguindo depois 15 Km pela N112, virando depois à direita pela N344 até à Portela de Unhais, virando depois à esquerda para Unhais-o-Velho.

RECOMENDAÇÕES VIA FERRATA
Aviso
• As crianças devem ser acompanhadas por um adulto;
• Respeite o sentido do itinerário;
• Não faça a ascensão em condições atmosféricas desfavoráveis ou durante a noite;
• Não faça a ascensão durante uma descarga da barragem (estas são precedidas por um alarme sonoro);
• Respeite o local e o ambiente;
• É recomendável levar água, comida, chapéu, sapatilhas de desporto, óculos de sol, luvas;
• No verão, aconselha-se esta atividade no período da manhã;
• É proibido a colocação de “cash” (Geocaching) no itinerário da via ferrata.

Material Necessário
• Arnês, capacete, cinta de absorção, 10 expresses,
• 3 mosquetões com seguro, reverso, corda, sapatilhas de desporto, luvas.
• Corda, aconselhada para crianças até 40 kg e adultos com mais de 100 kg.
• Obrigatório o uso de cintas de absorção.

Material aconselhado para segurança individual
• 1 arnês; Cinta com absorção de impacto “longes” equipada com 2 mosquetões de grande abertura e fecho automático;
• 1 mosquetão de grande abertura para autosseguro;

6230 Barroca, Fundão
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam