Ponto de Interesse

Santo António da Neve

Cabeço do Pereiro, Coentral, Castanheira de Pera

No antigo Cabeço do Pereiro, freguesia do Coentral, concelho de Castanheira de Pera, ergue-se uma capela em honra de Santo António.

A capela foi mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da casa Real e o local passou a designar-se por Santo António da Neve.

Nesse local existe um edifício circular para onde eram arrastadas as neves. Antigamente, à medida que a neve ia caindo, era recolhida e despejada para dentro dos neveiros, onde se transformava em gelo. Já com o poço cheio, a neve era coberta com palha e fetos, de modo a conservá-la até ao Verão. Quando chegava o tempo quente, o gelo era cortado e seguia em grandes blocos para as cortes reais de Lisboa, para que os nossos reis e sua corte pudessem saborear gelados em pleno Verão.

A Rede das Aldeias do Xisto, em parceria com a Loustânea, já recriou esta tradição, tal como era feita em tempos antigos. Pode ver imagens dessa recriação na galeria em baixo.

Contactos e Informações

Localização:
Cabeço do Pereiro, Coentral, Castanheira de Pera 
Lat.: 40° 4' 1.92" N
Long.: 8° 9' 40.212" W

Horários: 

Aberto a pedido. Necessita de marcação

Preços: 

Entrada livre.

Serviços: 

Visitas guiadas, com marcação prévia

Outras Informações: 

No Inverno, os acessos podem estar cortados.

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Ponto de Interesse
Ver Ponto de Interesse Adicionar ao Roteiro
Associado

Loja do Candal

Candal, Lousã

Muito bem localizada e de fácil acesso, a Loja do Candal oferece toda a qualidade e variedade dos produtos das Aldeias do Xisto, enquanto saboreia um chá e uma fatia de bolo.

Páginas

Comer e Dormir

Páginas