Ponto de Interesse

Mata da Margaraça

Benfeita, Arganil

Uma floresta antiga e intocada, cheia de espécies raras.

A Mata da Margaraça está documentalmente referenciada desde a segunda metade do séc. XIII. Dela saiu madeira para o retábulo da Igreja da Sé Nova (Coimbra) e para a construção de uma antiga ponte sobre o Mondego, em Coimbra. No início do séc. XVIII também forneceu madeira para a construção do Convento de Santo António na AX Vila Cova do Alva. Actualmente é propriedade do ICNF.

Esta Mata corresponde, tão somente, a uma das mais notáveis florestas caducifólias existentes em Portugal. Desenvolve-se numa encosta orientada a N-NO e em altitudes entre os 600 e os 850 metros. Carvalhos, castanheiros, cerejeiras, ulmeiros, azevinhos, freixos, azereiros, loureiros e outras, são algumas das espécies que constituem o seu estrato arbóreo. O estrato arbustivo conta com o folhado, medronheiro, aveleiras, aderno, gilbardeira. O Selo-de-Salomão, o Lírio-martagão, a Veronica micrantha, bem como algumas espécies de orquídeas, são raridades que se abrigam nesta mata.

Contactos e Informações

Localização:
Benfeita, Arganil 
Lat.: 40° 13' 54.12" N
Long.: 7° 56' 44.844" W

Horários: 

A Mata da Margaraça pode ser visitada ao longo de todo o ano, mas na Primavera poderemos observar a floração das muitas espécies herbáceas e, nomeadamente, das mais raras. E no Outono as tonalidades das folhas das muitas espécies arbóreas dão ao espaço um ambiente de mudança em serenidade.

Preços: 

As visitas são livres e gratuitas. Existem 5 percursos pedestres (não homologados) estabelecidos e geridos pelo ICNF, que possibilitam uma agradável e fácil visita a toda a Área Protegida. O ICNF disponibiliza serviço pago para visitas guiadas.

Outras Informações: 

É aconselhável a visita e recolha de informação junto do Centro Interpretativo localizado na Casa Grande, na Mata da Margaraça
Contactos: Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA)
Casa Grande, Mata da Margaraça | 3305-031 BENFEITA
Tel.: (+351) 235 741 329 | E-mail: ppsa@icnf.pt

Contactos

ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

16 Avenida da República
1000-141 Lisboa 
Portugal
(351) 211 155 320

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas