Ponto de Interesse

Casa Grande - Edifício senhorial da Família Fabião

Barroca, Fundão

A casa foi palco de alguns momentos históricos importantes e hoje continua a ser um pólo importante na região, ao albergar a sede da Rede das Aldeias do Xisto.

A fachada foi um dos poucos elementos originais que se conseguiram manter durante as obras de recuperação.

Edificado em 1783 por iniciativa do Dr. Francisco Gonçalves, que veio a ser Cónego da Sé de Évora, onde faleceu. O edifício passou então para a família Fabião - razão pela qual também é conhecido como Edifício senhorial da Família Fabião. Assim se manteve até 2002, ano em o Município do Fundão adquire o imóvel, praticamente em estado de ruína, para o reconverter num espaço com várias funções de serviço às populações. Em 2003 recebeu obras de requalificação que apenas puderam preservar a fachada principal, a frontaria da capela particular e alguns pormenores construtivos dos anexos.

O edifício com arquitectura típica das residências beirãs setecentistas. Tem planta rectangular, com dois pisos, composta por zona residencial e capela.
A fachada principal, orientada a este, é limitada por cunhais apilastrados em granito e é rasgada por vãos rectilíneos com molduras de cantaria de granito. Cornija também é em granito. A janela central é coroada por uma cornija simples e por um elemento decorativo concheado. Por cima um frontão no centro do qual uma pedra tem gravada a data 1783. A frontaria da antiga capela está orientada a sul. O portal apresenta moldura recortada e decorada e lintel em arco abatido, coroado por frontão interrompido por concha, é encimado por um óculo gradeado.

Atualmente o edifício acolhe:

  • as instalações da Junta de Freguesia da Barroca
  • a ADXTUR - Associação para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto
  • o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão
  • e a Loja Aldeias do Xisto da Barroca

Contactos e Informações

Localização:
Barroca, Fundão 
Lat.: 40° 6' 32.04" N
Long.: 7° 43' 1.668" W

Contactos

ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

Casa Grande
6230 Barroca, Fundão 
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas