Ponto de Interesse

Igreja Matriz

Fajão, Pampilhosa da Serra

O actual templo foi construído sobre um outro, provavelmente do séc. XVI.

A pia baptismal (séc. XVI) deverá ter pertencido ao templo primitivo.

O actual templo, dedicado a Nª Srª da Assunção, foi edificado no séc. XVIII sobre um templo primitivo, já bastante arruinado, provavelmente do séc. XVI. A sua construção iniciou-se em 1788 existindo na fachada uma pedra de xisto gravada com a data 1789, que corresponderá à data de conclusão da obra. Desde então sofreu fortes modernizações que lhe alteraram a traça.

Templo modesto, com a torre sineira construída separada, na sua frente. Na frontaria o portal com padieira curva e a cimalha ondulada. De uma só nave, com capela baptismal e três altares inclusos em capelas laterais. Outros dois altares são colaterais ao arco cruzeiro, que é de volta perfeita e revestido a xisto. Os retábulos, incluindo o altar-mor, são setecentistas.

Imaginária e decoração

A datação das imagens corrobora a existência de um anterior templo, do qual terão transitado para o actual. Quando nos posicionamos de frente para o altar-mor temos à esquerda uma S. Teotónio (segunda metade do séc. XVI), imagem rara nos nossos templos. Na primeira capela da nave do lado direito, apresenta uma imagem de S. Simão, em pedra, (segunda metade do séc. XVI). Uma imagem de Nª Srª do Rosário no altar colateral à nossa esquerda, em pedra (segunda metade do séc. XVI) acompanha uma imagem de Nª Srª da Assunção. Também a pia baptismal (séc. XVI) deverá ter pertencido ao templo primitivo. A capela baptismal é decorada com um vitral de Monsenhor Nunes Pereira.

Contactos e Informações

Localização:
Fajão, Pampilhosa da Serra 
Lat.: 40° 8' 58.2" N
Long.: 7° 55' 20.208" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas