Ponto de Interesse

Ponte Filipina

Pedrógão Pequeno, Sertã

Hoje classificada como Monumento Nacional, foi construída durante a dinastia filipina, entre 1607 e 1610.

Construída durante a dinastia filipina, entre 1607 e 1610, terá substituído a primitiva ponte romana, que existiria nas imediações. Desde essa data e até 1954 - data da inauguração da barragem do Cabril - foi a única ligação com Pedrógão Grande e, consequentemente, a única ligação para o litoral. Substituiu a primitiva ponte romana, que existiria nas imediações. Foi construída com enormes blocos de granito. Possui 3 arcos, o maior dos quais com 22m de vão e 26m de altura e que praticamente venceria todo o antigo leito do rio. O tabuleiro tem cerca de 72m e é calcetado.

Ponte romana do Cabril

Esta ponte efectuaria a passagem do Zêzere a uma via que ligaria Emerita Augusta (Mérida), pela Sertã, a Conimbriga. Ainda deveria existir em 1419, ano em que terá sido reparada.

Via romana

Quem sai de Pedrógão Pequeno em direcção ao cemitério tem, no final da aldeia, do lado esquerdo, um caminho de terra batida que a escassa centena de metros evidencia tratar-se de uma antiga via romana. Tal torna-se particularmente evidente quando se cruza a Ribeira de Portoleiros, onde o pavimento é em calçada. Trata-se de um ramal da referida via Emerita Augusta (Mérida) - Conimbriga, que dava acesso ao castro de Nª Srª da Confiança.

Contactos e Informações

Localização:
Pedrógão Pequeno, Sertã 
Lat.: 39° 54' 15.12" N
Long.: 8° 7' 51.816" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas