Ponto de Interesse

Capela de S. Sebastião

Álvaro, Oleiros

No lado sul da aldeia, esta capela ostenta sobre o portal de molduras retas um notável nicho de madeira com Cristo crucificado.

Aparece referida em 1712 pelo Padre Carvalho Costa. É um templo constituído por dois corpos justapostos, orientado a Sudoeste. Uma escadaria frontal dá acesso ao alpendre. Portal com molduras rectas em granito. Sobre este um notável nicho de madeira com um Cristo crucificado em pedra policroma.

Interior

O arco-cruzeiro de volta perfeita efectua a ligação entre os dois corpos do templo. Altar de talha polícroma (séc. XVIII) com quatro anjinhos como que sustendo a cimalha do altar com a cabeça, levando uma das mãos a apoiá-la enquanto a outra cruza sobre o peito, num gesto semelhante ao das mulheres que, vindas da fonte, seguram os cântaros à cabeça. No altar, o painel mostra os dois santos fundadores das Ordens Mendicantes: S. Francisco, vestido de burel e recebendo os estigmas; S. Domingos, de túnica e escapulário brancos e capa negra, segurando na mão direita o báculo e na mão esquerda as Sagradas Escrituras.

Contactos e Informações

Localização:
Álvaro, Oleiros 
Lat.: 39° 58' 27.12" N
Long.: 7° 57' 56.052" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas