Ponto de Interesse

Solar Pina Ferraz - Casa da Obra

Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital

Uma obra inacabada.

Estamos perante um conjunto de dois edifícios, um mais antigo (séc. XVIII) e um mais recente (séc. XIX), este último inacabado. E é o estado de construção em que a obra parou que dá notoriedade ao conjunto.

O seu corpo mais antigo terá sido mandado construir pelo Sargento-mor Manuel de Matos Pereira, que se fixou em Aldeia das Dez em 1721, após ter casado com Maria Borges da Natividade. Posteriormente, Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz, casado em 1803 com Maria Madalena Agostinha Pina Machado da Cunha Castelo Branco, iniciou a construção de uma nova casa anexa ao solar pré-existente, bem como de outra casa na Quinta da Deveza, em Penamacor. Ambas ficaram inacabadas por ter falecido ainda relativamente novo.

O edifício primitivo corresponde a uma residência senhorial com dois pisos, exibindo na fachada o brasão dos Pereiras, cujo uso foi concedido por carta régia de D. João V, datada de 1745. O edifício inacabado, adossado ao anterior, possui três pisos em estrutura de alvenaria de pedra regular.

 

Contactos e Informações

Localização:
Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital 
Lat.: 40° 17' 40.2" N
Long.: 7° 51' 53.712" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas