Ponto de Interesse

Igreja Matriz de Aldeia das Dez

Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital

Os entalhadores da aldeia deixaram aqui um testemunho da sua arte.

Em 1543, quando o Bispo de Coimbra criou a freguesia de Aldeia das Dez, já existia um templo dedicado a São Bartolomeu. Esta igreja data do séc. XVIII e tem o mesmo patrono. Como as dimensões do templo eram reduzidas para albergar os fiéis, em 1727 o pároco Manuel António Pereira começou a edificar a nova igreja, que foi inaugurada e benzida pelo vigário de Avô a 21 de Janeiro de 1764.

Templo é de planta longitudinal, com elegante frontaria de onde sobressaem os cunhais e a cornija de cantaria, as pilastras que dividem as aberturas, avivadas por cantarias de granito. O portal, de aro e arco moldurados, é encimado por um óculo quadrilobado. Do lado esquerdo ergue-se a torre sineira, com cobertura bolbosa, de pedra.

No interior uma só nave, com duas capelas e um total de cinco altares:

  • A Capela do Sagrado Coração de Jesus, do lado do Evangelho.
  • A Capela do Calvário, do lado da Epístola. Possui boas esculturas em madeira do séc. XVIII, numa representação do calvário com imagens de Cristo, da Virgem e de S. João quase em tamanho natural.
  • O Altar colateral do lado do Evangelho é dedicado a Nª Srª da Conceição.
  • O Altar colateral do lado da Epístola é dedicado a S. José.
  • O Altar-mor exibe uma pintura maneirista referente ao martírio de São Bartolomeu, do mesmo artista que pintou o retábulo para a Igreja de São Bartolomeu, em Coimbra. Possui ainda uma imagem de São Bartolomeu do séc. XVIII e, no seu lado direito, uma pouco comum representação de São Teodoro.

Os altares possuem retábulos de talha da segunda metade do séc. XVIII.
Destacam-se, ainda, o coro-alto pelo seu desenho invulgar e a tribuna da segunda metade do séc. XIX, que é um excepcional trabalho em talha.

Contactos e Informações

Localização:
Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital 
Lat.: 40° 17' 40.2" N
Long.: 7° 51' 53.712" W

Contactos

Associado

Junta de Freguesia de Aldeia das Dez

Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital 
Portugal
+351 238 671 408

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Páginas