Ponto de Interesse

Capela de Nossa Senhora da Assunção

Benfeita, Arganil

Terá funcionado inicialmente como igreja paroquial, pois a igreja matriz foi edificada posteriormente.

O portado principal é em estilo Manuelino.

Desconhece-se a data em que terá sido erguido o templo primitivo, que deverá ter sido o primeiro da povoação, ainda no período da primeira dinastia. Terá funcionado inicialmente como igreja paroquial, pois a igreja matriz foi edificada posteriormente e a padroeira da aldeia é a Nª Srª da Assunção.

As obras ocorridas ao longo da sua existência correspondem a três estilos diferentes: manuelino, renascentista e barroco.
Manuelinos são o arco de cruzeiro, os arcos de aresta quebrada e o portado principal. Também a imagem em pedra de Nª Srª do Rosário.
Na renascença a capela terá sido ampliada. O altar-mor seria desse período, mas foi restaurado mais tarde.
Do séc. XVIII é o campanário. O sino é de 1773 e tem inscrito as iniciais de Jesus, Maria e José.

A data 1795, inscrita numa das pedras do arco cruzeiro, assinalará uma ampliação da capela. Aquando da proclamação da República foram destruídas a sacristia, a casa de despacho e várias dependências anexas, que deram lugar a um chafariz, também já desaparecido.

Também no séc. XX sofreu grandes obras de remodelação, que tentaram conservar a parte mais antiga e manter o estilo manuelino. O campanário sofreu um adelgaçamento e foi deslocado para o enquadramento do altar.

O templo expõe uma imagem de Nª Srª da Assunção a quem é dedicado, mas a imagem de feição mais antiga, em pedra, é de Nª Srª do Rosário.

 

Contactos e Informações

Localização:
Benfeita, Arganil 
Lat.: 40° 13' 54.12" N
Long.: 7° 56' 44.844" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas