Ponto de Interesse

Pelourinho

Pedrógão Pequeno, Sertã

Datado do séc. XVI e classificado como Imóvel de Interesse Público, a sua história foi bastante atribulada até chegar onde chegou.

Estrutura em cantaria de granito composta por plataforma redonda com três degraus e coluna cilíndrica lisa. Capitel composto pela sobreposição de vários anéis. Remate constituído pela sobreposição de duas peças esféricas, a inferior, da primitiva estrutura, decorada com nove meridianos salientes e a superior, uma esfera armilar.

A história agitada de um pelourinho

Quando em 1455 D. Afonso V elevou a povoação à categoria de vila terá sido erigido o pelourinho, o tribunal e a forca. Porém, os habitantes da Sertã sentiram cerceados os seus direitos e restringida a antiga jurisdição do seu concelho e, no mesmo ano, destruíram o pelourinho e a forca. Em 1513 D. Manuel I concedeu foral novo a Pedrógão Pequeno, pelo que a vila construiu novo pelourinho, encimando-o com a esfera armilar. Por azar, quando em 1882 uma companhia de saltimbancos  actuava com um macaco sobre um fio de arame preso ao pelourinho, este acidentalmente tombou e desconjuntou-se. As pedras foram desaparecendo, tendo-se conservado apenas a esfera armilar. Em 1937 a Junta de Freguesia recolhe a esfera e reconstrói o pelourinho. Gerou-se então grande polémica sobre o seu desenho e localização, tendo sido novamente derrubado em 1939. Foi novamente reconstruído em 1940, acabando por ficar no Largo de S. Sebastião, rodeado de olaias, plátanos e chorões. Em 2004, regressou ao seu local original.

Contactos e Informações

Localização:
Pedrógão Pequeno, Sertã 
Lat.: 39° 54' 15.12" N
Long.: 8° 7' 51.816" W

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Páginas

Comer e Dormir

Páginas