PR9 GOI - Caminho do Xisto das Aldeias de Góis - Trilho do Baile

Este é um percurso onde os níveis de altitude lhe dão a conhecer algumas variações microclimáticas, solo, vegetação e habitat de animais selvagens, como o veado, o javali e a raposa entre outros.

Percurso
Tipo: Circular Pedestre
Distância: 12,70km
Duração Média: 5h00
Dificuldade: Fácil
Aldeias: Aigra Velha Pena

O percurso tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha. Depois de visitar a aldeia siga as indicações que o levam pelo estradão do Parque Florestal da Oitava. Faça silêncio, pode estar a ser observado por um veado, por isso não perca a oportunidade de o ver também. Depois de passar alguns apiários chegará ao Parque Florestal da Oitava, onde encontrará um parque de merendas.

Aproveite para petiscar e recuperar energias. Pode ainda refrescar-se na pequena represa situada um pouco acima do parque. Não deixe lixo nos contentores, pois os animais selvagens, como as raposas e javalis, poderão destruí-los e espalhar os detritos. Se já recuperou forças siga novamente o estradão. Alguns metros à frente desça o caminho à sua esquerda. Passe junto a castanheiros e azevinhos e, depois da linha de água, existe uma subida até à aldeia dos Povorais, a mais alta do concelho e a mais próxima dos Penedos de Góis.

Depois de visitar a aldeia siga pela esquerda entre pinhais. Vai vislumbrar a aldeia da Pena ao fundo, para onde tem de ir. Na descida vai passar junto ao Penedo da Abelha, um local equipado para a prática da escalada. A Pena é também uma Aldeia do Xisto. Visite-a e siga pela levada junto da ribeira. A partir daqui é sempre a subir até à Aigra Velha, local onde termina a sua jornada.

Este percurso tem uma variante que encurta o percurso para metade, seguindo directamente da Aigra Velha para os Povorais.

 

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Aigra Velha, Góis
Ponto de Chegada: Aigra Velha, Góis
Total Climbing: 885m
.
Altitude Máxima: 873 m
Altitude Mínima: 589m
Track GPS gpx (131.83 KB)
Brochura PDF pdf (1.14 MB)

Contactos e Informações

Localização:
Aigra - Velha, Góis 
Lat.: 40° 6' 32.04" N
Long.: 8° 8' 54.996" W

Contactos

Associado

Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã

Rua dos Bois
3330 Aigra Nova, Góis 
Portugal
(+351) 235 778 644 (+351) 969 847 852

ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

Casa Grande
6230 Barroca, Fundão 
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Páginas