PR9 GOI - Caminho do Xisto das Aldeias de Góis - Trilho do Baile

Este é um percurso onde os níveis de altitude lhe dão a conhecer algumas variações microclimáticas, solo, vegetação e habitat de animais selvagens, como o veado, o javali e a raposa entre outros.

Percurso
Tipo: Circular Pedestre
Distância: 12,70km
Duração Média: 5h00
Dificuldade: Fácil
Aldeias: Aigra Velha Pena

O percurso tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha. Depois de visitar a aldeia siga as indicações que o levam pelo estradão do Parque Florestal da Oitava. Faça silêncio, pode estar a ser observado por um veado, por isso não perca a oportunidade de o ver também. Depois de passar alguns apiários chegará ao Parque Florestal da Oitava, onde encontrará um parque de merendas.

Aproveite para petiscar e recuperar energias. Pode ainda refrescar-se na pequena represa situada um pouco acima do parque. Não deixe lixo nos contentores, pois os animais selvagens, como as raposas e javalis, poderão destruí-los e espalhar os detritos. Se já recuperou forças siga novamente o estradão. Alguns metros à frente desça o caminho à sua esquerda. Passe junto a castanheiros e azevinhos e, depois da linha de água, existe uma subida até à aldeia dos Povorais, a mais alta do concelho e a mais próxima dos Penedos de Góis.

Depois de visitar a aldeia siga pela esquerda entre pinhais. Vai vislumbrar a aldeia da Pena ao fundo, para onde tem de ir. Na descida vai passar junto ao Penedo da Abelha, um local equipado para a prática da escalada. A Pena é também uma Aldeia do Xisto. Visite-a e siga pela levada junto da ribeira. A partir daqui é sempre a subir até à Aigra Velha, local onde termina a sua jornada.

Este percurso tem uma variante que encurta o percurso para metade, seguindo directamente da Aigra Velha para os Povorais.

 

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Aigra Velha, Góis
Ponto de Chegada: Aigra Velha, Góis
Total Climbing: 885m
.
Altitude Máxima: 873 m
Altitude Mínima: 589m
Track GPS gpx (131.83 KB)
Brochura PDF pdf (1.14 MB)

Contactos e Informações

Localização:
Aigra - Velha, Góis 
Lat.: 40° 6' 32.04" N
Long.: 8° 8' 54.996" W

Contactos

Associado

Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã

Rua dos Bois
3330 Aigra Nova, Góis 
Portugal
(+351) 235 778 644 (+351) 969 847 852

ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

Casa Grande
6230 Barroca, Fundão 
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Evento
Ver Evento Adicionar ao Roteiro
Associado

Benfeita Trail

12/08/2017 - 09:00

Benfeita, Arganil

Este evento de Trail em estado puro será composto por um Trail Longo com cerca de 28 Kms, por um Trail Curto (prova esta que faz parte do Circuito Distrital de Trail Curto – CDTRC) com cerca de 19 Kms e por uma Caminhada com cerca 12 kms.

Páginas