Aldeia do Mato - Martinchel

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 5,2 Km
Duração Média: 1h20m (pedestre) 30m (BTT)
Dificuldade: Fácil

Numa elevação virada para o Zêzere, surge a freguesia de Aldeia do Mato, com uma área de 31,4km2 por onde se distribuem as localidades de Pucariça, Medroa, Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairros Cimeiro e Fundeiro, Vale de Chões, Vale Manso, Casinha e Aldeia do Mato. Calcula-se que a sua existência seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato, ordem que tinha como principal função dar assistência aos peregrinos e combater os infiéis. No passado, as suas principais fontes de rendimento foram o azeite e o pinhal, mas a construção da Barragem de Castelo de Bode levou ao desaparecimento dos campos de oliveiras mais produtivos. Hoje predomina a exploração florestal.

Pode apreciar a fauna e flora existentes através de alguns passeios pedestres e avistar variadíssima avifauna característica da região, da qual salientamos o raro noitibó-de-nuca-vermelha e a cegonha branca. Os acessos pedestres à albufeira fazem-se por Carreira do Mato, Cabeça Gorda, Bairro Fundeiro, Aldeia do Mato e Vale Manso. Em Cabeça Gorda e no Bairro Fundeiro poderá encontrar zonas de banho.

descrição do percurso

Este troço inicia-se com a descida até ao nível das águas da barragem de Castelo de Bode. Após passar a 300 metros da Praia Fluvial da Aldeia do Mato, local onde se situa uma estação intermodal, o percurso inicia uma subida em estrada larga de terra até atingir um ponto elevado à direita, novamente sobre as águas da albufeira. A descida que se segue conduz à estalagem de Vale Manso. Entrando em asfalto o percurso irá, após cerca de 2km chegar à povoação de Martinchel.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Aldeia do Mato
Ponto de Chegada: Martinchel
.
Total de Subidas: 165
Total de Descidas: 160
Altitude Máxima: 245
Altitude Mínima: 130
Track GPS gpx (14.3 KB)

Contactos e Informações

Localização:
2200-601 Aldeia do Mato, Abrantes 
Lat.: 39° 32' 33.72" N
Long.: 8° 16' 18.48" W

Contactos

Câmara Municipal de Abrantes

Praça Raimundo Soares
2200-366 ABRANTES Abrantes 
Portugal
+351 241 330 100

Posto de Turismo de Abrantes

Edifício do Mercado Diário, piso -3 Esplanada 1º de maio
2200-320 ABRANTES Abrantes 
Portugal
+351 241 330 100

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas