Área de Descanso da Macieira - Penedo Furado

A partir deste local o percurso estende-se por mais de 10 km até ao Penedo Furado, um dos ícones da GRZ.

Tipo: Pedestre Linear
Distância: 12,8Km
Duração Média: 3h30m
Dificuldade: Difícil

Este troço tem vários desníveis, contudo pouco acentuados e atravessa três povoações: Macieira, Aveleira e Cabecinha. Na Aveleira poderá eventualmente contactar com os artesãos locais, verdadeiros artistas na arte de trabalhar a cestaria. Prosseguindo, entrará num troço marginal à Ribeira de Codes, findo o qual, e após passar uma pequena ponte situada junto a um velho lagar, iniciará uma longa subida de desnível acentuado até à povoação da Cabecinha. Ao longo deste último percurso poderá apreciar um curioso fenómeno geológico, formado por uma depressão rochosa cortada por um curso de água (Ribeira do Brejo). A partir da Cabecinha entrará na última fase da GRZ no território de Vila de Rei, cumprindo um dos seus mais interessantes troços que o transportará até ao Penedo Furado.

descrição do percurso

Após retomar a GRZ, seguir pela direita em direcção à Macieira, localidade que abandonamos por estrada e na direção de Aveleira. Nesta povoação deixamos a estrada municipal para cruzar uma linha de água e tomar mais acima uma larga estrada florestal que, pela direit,a irá novamente conduzir à margem da albufeira. O percurso irá de seguida acompanhar um dos braços da mesma e subir à direita em direcção à Cabecinha. Abandona esta localidade pela estrada e ao encontro da PR3-VLR para, em conjunto com esta e num interessante troço, aceder ao Penedo Furado.

Ficha Técnica

6110 Vila de Rei
Portugal
(+351) 274 890 000

O que outros já partilharam