Área de Descanso de Valbom - Dornes

Este troço inclui a subida da Serra de São Paulo, lugar de lendas mouriscas e algumas sepulturas visigóticas.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 11,5 Km
Duração Média: 3h10m (pedestre) 1h15 (BTT * Fácil)
Dificuldade: Difícil

Com a construção da barragem de Castelo de Bode e a subida das águas da albufeira, transformou-se a paisagem e muito do património desta aldeia desapareceu. Se, por um lado, foi uma mais-valia na produção hidroelectrica nacional e nas reservas de abastecimento de água, por outro transformou por completo a paisagem, a fauna e flora e os modos de vida das pessoas que viviam nestas margens. Em pouco tempo, passou-se de um rio relativamente estreito, com alguns vales largos onde se praticava a agricultura, com determinadas técnicas e saberes, para um enorme espelho de água onde as vertentes íngremes das serranias vão terminar e onde se teve de reaprender a cultivar

Os terrenos antigamente chamados de várzeas ou nateiros, terrenos agrícolas quase planos, inundáveis durante o inverno, ganhando assim a lama que os tornava férteis, desapareceram passando a agricultura a ser feita em socalcos, devido ao acentuado declive das novas margens. A própria pesca mudou em virtude da alteração do ecossistema do rio. Onde outrora havia eirozes, trutas, bogas, barbos e bordalos, sáveis e lampreias, há agora carpas, percas e achigãs. Perduram os tradicionais barcos do rio Zêzere, os chamados barcos de três tábuas, ainda usados na pesca e no transporte entre margens.

descrição do percurso

Após subir pelo lugar de Valbom, o percurso volta a encontrar a estrada municipal marginal ao Zêzere, aqui Albufeira de Castelo de Bode.  A GRZ segue em asfalto pela esquerda em direcção ao lugar de Casalinho de Santana e até à Ribeira de Brás. Neste local e entrando em caminho de terra à esquerda, inicia-se a subida da Serra de São Paulo lugar de lendas mouriscas e algumas sepulturas visigóticas. Após a descida, o percurso voltará a percorrer uma estrada asfaltada marginal ao rio até chegar à localidade de Dornes.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Área de Descanso de Valbom
Ponto de Chegada: Dornes
.
Total de Subidas: 430
Total de Descidas: 420
Altitude Máxima: 327
Altitude Mínima: 126
Track GPS gpx (49.44 KB)

Contactos e Informações

Localização:
Valbom, Figueiró dos Vinhos
3260
Lat.: 39° 48' 23.4" N
Long.: 8° 17' 40.992" W

Contactos

Associado

Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Praça do Município
Figueiró dos Vinhos 
Portugal
(+351) 236 559 550
Associado

Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos

Avenida José Malhoa
3260 Figueiró dos Vinhos 
Portugal
(+351) 236 552 178

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas