Bouçã - Prudência

O percurso segue pele estrada que ladeia o Rio Zêzere, durante cerca de 1400 metros, após os quais entra num caminho florestal, que desce em direcção ao rio.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 3,8 Km
Duração Média: 1h05m (pedestre) 25m (BTT)
Dificuldade: Fácil

Na década de 1930 foi criada a Junta de Eletrificação Nacional e começam os estudos sobre a exploração dos principais rios portugueses. Contudo, a crise económica e a II Guerra Mundial atrasam o aumento da capacidade hídrica em Portugal e só na década de 1950 surgem as primeiras obras planeadas. Os efeitos práticos culminaram com a inauguração do aproveitamento de Castelo de Bode, em 1951. Mais tarde, em 1955, foi inaugurado o aproveitamento da Bouçã, a montante da barragem do Castelo de Bode e a jusante da barragem do Cabril. Este aproveitamento é constituído por uma barragem de abóboda delgada de dupla curvatura, dotada de um descarregador de cheias em lâmina livre, por um circuito hidráulico central localizado na margem direita a jusante da barragem, edifício que engloba uma subestação. Tem uma potência bruta total de 44 MW e está equipada com dois geradores com turbinas Francis de eixo vertical de 25 Mw. Com uma altura de 63 metros, a sua bacia hidrográfica ocupa 2525 km2. Os caudais são restituídos ao rio Zêzere imediatamente a jusante da barragem. Junto à pequena localidade da Bouçã, também foi construído o bairro destinado a alojar os trabalhadores da hidroelétrica.

descrição do percurso

O percurso segue pele estrada que ladeia o Rio Zêzere, durante cerca de 1400 metros, após os quais entra num caminho florestal, que desce em direcção ao rio. Mantendo-se nas proximidades deste durante cerca de 1000 metros, volta a afastar-se para vencer uma pequena elevação, após a qual toma o caminho à esquerda que leva até aos penedos da Prudência e ao local onde as águas da Ribeira com o mesmo nome encontram o Zêzere.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Bouçã
Ponto de Chegada: Prudência
.
Total de Subidas: 155
Total de Descidas: 165
Altitude Máxima: 200
Altitude Mínima: 130
Track GPS gpx (15.86 KB)

Contactos e Informações

Localização:
Bouçã, Figueiró dos Vinhos 
Lat.: 39° 51' 21.96" N
Long.: 8° 13' 30" W

Contactos

Associado

Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Praça do Município
Figueiró dos Vinhos 
Portugal
(+351) 236 559 550
Associado

Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos

Avenida José Malhoa
3260 Figueiró dos Vinhos 
Portugal
(+351) 236 552 178

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas