Ponte Filipina - Área de Descanso de Cabeço Mourisco

Neste troço terá oportunidade de contactar com um património natural e cultural de valor incalculável.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 5,2Km
Duração Média: 1h30m (pedestre) 45m (BTT * Muito Difícil)
Dificuldade: Fácil

A Ponte Filipina do Cabril, classificada como Monumento Nacional, foi até 1954, data da inauguração da Barragem do Cabril, o único elo ligação com a povoação vizinha de Pedrógão Pequeno e, consequentemente, com o distrito de Castelo Branco. Neste troço terá oportunidade de contactar com um património natural e cultural de valor incalculável. São disso exemplos o Penedo Granada, local de meditação do Frei Luís de Granada e de inspiração do poeta Luís Vaz de Camões para o seu poema “O Pomar Venturoso”; a Ribeira de Pera, que nasce na serra da Lousã e que, para além da vegetação luxuriante das suas galerias ripícolas, transporta-nos ao passado e à lenda da Princesa Peralta, filha do Rei Arunce, que por aqui passeava com as suas aias; os Moinhos de Rodízio, que foram uma das mais importantes atividades económicas e sociais desde os primórdios da nacionalidade - note que, na primeira dinastia, a coroa possuía um moinho na foz da Ribeira de Pera, o sítio do Convento de N.ª Sra. da Luz, local de mística e poesia que inspirou nomes das letras e das artes, como Miguel Leitão d’Andrada (1553-1630), Frei Luís de Granada (1504-1588) e os pintores Alfredo Keil (1850-1907) e José Malhoa (1855-1933), que ilustraram toda esta região.

descrição do percurso

Após percorridos cerca de 250 metros e passar nas proximidades do Penedo Granada, o percurso entrará numa acentuada descida, em piso muito irregular, que irá conduzir à Ribeira de Pera junto à sua foz. Após atravessar por ponte pedonal e passar junto aos Moinhos de Rodízio, a GRZ irá iniciar uma subida que no seu ponto mais elevado permite o acesso a um Leitor de Paisagem. Os próximos 3,7 km são percorridos perto do rio do qual nos iremos aproximar progressivamente e até atingir uma Área de Descanso.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Ponte Filipina
Ponto de Chegada: Área de Descanso de Cabeço Mourisco
.
Total de Subidas: 185
Total de Descidas: 250
Altitude Máxima: 293
Altitude Mínima: 183
Track GPS gpx (18.8 KB)

Contactos e Informações

Localização:
Lat.: 39° 54' 12.6" N
Long.: 8° 8' 29.652" W

Contactos

Associado

Câmara Municipal de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande 
Portugal
(+351) 236 480 150
Associado

Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande 
Portugal
(+351) 236 480 150

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas