Álvaro – Área de Descanso de Frazumeira

Estendendo-se ao longo de uma crista sobranceira ao rio Zêzere, Álvaro parece o centro de gravidade de uma paisagem que nos atrai desde o primeiro instante.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 6,6 Km
Duração Média: 1h50m (pedestre) 40m (BTT)
Dificuldade: Fácil
Aldeias: Álvaro

O rio meneando as suas curvas por entre vales profundos e verdejantes, é só o prólogo para uma viagem de descoberta por todos os azimutes do lazer. A alvura do casario atesta a importância histórica desta que já foi uma “villa” nobre, outrora sede de concelho, sinal de um estatuto herdado desde tempos remotos. Hoje é uma das aldeias brancas da Rede das Aldeias do Xisto.

Elemento essencial a toda a paisagem álvarense, o rio deu também origem à praia fluvial que durante o Verão recebe inúmeros visitantes. A praia oferece condições propícias à prática de diversas atividades desportivas e de lazer como pesca, canoagem, passeios de barco e aluguer de gaivotas. Percorra os dois Caminhos do Xisto: “Mui nobre villa” e “Nos Meandros do Rio Zêzere”, que o levam pelas encostas desta “villa”. Descubra ainda as suas capelas detentoras de um espólio impressionante, através do Percurso das Capelas. Merecem visita também as seculares oliveiras (Olea eropaea), a ponte romana ou as azenhas em ruínas no vale da ribeira de Alvélos. Os socalcos em xisto e os lagares marcam a presença do Homem e uma ocupação agrícola ancestral.

Descrição do percurso

A GRZ abandona Álvaro acompanhada pelo Caminho do Xisto de Álvaro - Mui Nobre Villa e passando pela Capela de São Sebastião e a ponte Romana sobre a ribeira de Alvélos. Após a subida encontra à esquerda, a Capela de São Pedro. Assim que o Caminho do Xisto, abandona a GRZ, o percurso segue em direção a uma das mais belas paisagens da zona, os Meandros do Zêzere. Este troço termina na Área de Descanso da Frazumeira.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Álvaro
Ponto de Chegada: Área de Descanso de Frazumeira
.
Total de Subidas: 285
Total de Descidas: 220
Altitude Máxima: 501
Altitude Mínima: 322
Track GPS gpx (15.76 KB)

Contactos e Informações

Localização:
Álvaro, Oleiros 
Lat.: 39° 58' 32.88" N
Long.: 7° 57' 57.096" W

Contactos

Associado

Câmara Municipal de Oleiros

6160 Oleiros 
Portugal
(+351) 272 680 130
Associado

Posto de Turismo de Oleiros

6160 Oleiros 
Portugal
(+351) 272 681 008

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas