Admoço - Cambas

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Tipo: Pedestre Linear
Distância: 4,6 Km
Duração Média: 1h00 (pedestre) 20m (BTT)
Dificuldade: Muito Fácil

A Garganta do Zêzere é um corte geológico existente num local também conhecido por Malhada Velha, fundamental para testemunhar a história geológica do território dos últimos 600 milhões de anos. A vertente que integra a margem esquerda constitui o Cabeço Mosqueiro, no topo do qual (360m) se situa um Miradouro. Um antigo ninho de águias (Buteo buteo) transformado em aprazível parque de merendas, de onde para além dos icnofósseis que ali existem, pode contemplar o Zêzere que corre neste vale profundo e sinuoso. Com sorte, poderá ainda encontrar o têucrio (Teucrium chamaedrys).

Embora o destaque vá para o rio, o olhar vagueia por uma miríade de montanhas: as serras da Gardunha e da Estrela, com uma perspetiva privilegiada do magnífico vale glaciário de Alforfa, rasgado nos granitos, os alinhamentos montanhosos quartzíticos da Serra do Muradal e dos Penedos de Góis e as serras xistentas de Açor, Lousã e Cabeço Rainha.

Desrição do percurso

Este troço da GRZ decorre paralelo ao rio e em estradas pouco movimentadas. Após cerca de 3,5 km, o percurso passa próximo da Ponte de Cambas (à esquerda), que durante muitos anos foi a única ligação nas redondezas entre o distrito de Castelo Branco e o de Coimbra. Após poucas centenas de metros abandona a estrada nacional para descer para a Praia Fluvial de Cambas, local onde se encontra uma Estação Intermodal. Mais 500 metros percorridos e chega à localidade com o mesmo nome.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Admoço
Ponto de Chegada: Cambas
.
Total de Subidas: 30
Total de Descidas: 40
Altitude Máxima: 325
Altitude Mínima: 300
Track GPS gpx (6.76 KB)

Contactos e Informações

Localização:
Admoço, Oleiros
Lat.: 40° 1' 46.2" N
Long.: 7° 49' 31.728" W

Contactos

Associado

Câmara Municipal de Oleiros

6160 Oleiros 
Portugal
(+351) 272 680 130
Associado

Posto de Turismo de Oleiros

6160 Oleiros 
Portugal
(+351) 272 681 008

O que outros já partilharam

0 comentários

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro

Aldeia do Mato - Martinchel

Pedestre Linear Fácil 5,2 Km 1h20m (pedestre) 30m (BTT)

Calcula-se que a existência da Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, pois era terra rica em lenha. Pertenceu ao Priorado do Crato.

Páginas