Janeiro de Baixo - Área de Descanso de Janeiro de Baixo

Tipo: Pedestre Linear
Distância: 1,3 Km
Duração Média: 25m (pedestre) 15m (BTT)
Dificuldade: Fácil
Aldeias: Janeiro de Baixo

Existem registos de batismo, casamento e óbito em Janeiro de Baixo desde o séc. XVI. A povoação esteve integrada no concelho da Covilhã, Fundão e Fajão antes de, em 1855, passar a pertencer ao concelho de Pampilhosa da Serra.
A origem do povoado surgiu em torno da capela de Santo Cristo e, em 1757, tinha 117 fogos. Tem como património religioso a igreja matriz de orago a S. Domingos, a capela de S. Salvador e a Capela de Santo Cristo. Os primeiros registos da Igreja Matriz de S. Domingos de Janeiro de Baixo remontam a 1320/1321 quando “foi taxada em 80 libras na guerra contra os mouros sustentada por D. Dinis.

Foi comenda da ordem de cristo e pertenceu às comendas do padroado real sendo avaliada em 100 mil réis em 1600.” A praia fluvial, classificada como praia acessível, o parque de campismo rural de Janeiro de Baixo, o parque de Merendas, o complexo desportivo, o tronco de ferrar, a casa paroquial, as cristas quartzíticas integradas no Geo-Parque Naturtejo (UNESCO), e os meandros do Zêzere são recursos naturais e turísticos de relevância.

Descrição do percurso

O percurso da GRZ segue em conjunto com o caminho do xisto PR4 PPS em direcção a Janeiro de Baixo. Antes de entrar no centro da aldeia, virar à esquerda e seguir pelo antigo caminho que unia Janeiro de Baixo a Admoço. Este trilho segue em terreno plano na direção da garganta quartzítica que o Zêzere esculpiu. Perto da casa de xisto os dois percursos separam-se com a GRZ a virar à direita e subir até à estrada que liga as povoações referidas anteriormente.

Ficha Técnica

3320 Pampilhosa da Serra
Portugal
(+351) 235 590 323 (+351) 235 590 335 (+351) 935 905 014

O que outros já partilharam