PR7 Caminho do Xisto da Lousã - À Descoberta da Floresta

Um panorama magnífico sobre o vale da ribeira e o povoamento florestal da Serra da Lousã.

Percurso
Tipo: Circular Pedestre
Distância: 4 km
Duração Média: 2h30
Dificuldade: Difícil

O primeiro ponto de referência deste percurso é o Terreiro das Bruxas, um parque de merendas rodeado por um misto de árvores resinosas e folhosas. Segue-se o caminho florestal, em sentido ascendente e, na primeira bifurcação, vira-se à esquerda subindo até se alcançar a bifurcação seguinte, onde se corta à direita. Aqui o coberto vegetal deve-se a uma reflorestação realizada pelos Serviços Florestais, podendo encontrar-se camaecíparis, cedros, abetos e pinheiro-silvestre. No que diz respeito a folhosas, encontram-se carvalho-alvarinho, castanheiro, carvalho-americano, aveleira, bétulas e freixos. A parte final deste primeiro troço é dominada por um povoamento de pinheiro-bravo, que culmina no estradão.

Segue-se à esquerda até à bifurcação seguinte, onde se vira à esquerda até se chegar ao tanque do Cabril. Uma abertura no povoamento permitirá um panorama magnífico sobre o vale da ribeira e sobre o povoamento florestal. Cerca de 500m depois, atinge-se novamente o aceiro inicial, por onde passa a linha de postes de média tensão, a qual se acompanha ao longo de uma descida de 700m de regresso ao Terreiro das Bruxas.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Terreiro das Bruxas, Lousã
Ponto de Chegada: Terreiro das Bruxas, Lousã
Total Climbing: 150 m
Altitude Máxima: 750 m
Altitude Mínima: 600 m
Track GPS gpx (16.94 KB)
Brochura PDF pdf (1.11 MB)
Mapa PDF pdf (614.87 KB)

6230 Barroca, Fundão
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam