PR5 LSA - Caminho do Xisto - Rota dos Serranos

Com início no Castelo da Lousã, este percurso atravessa as Aldeias do Xisto do Talasnal, Chiqueiro e Casal Novo.

Percurso
Distância: 6,4 km
Duração Média: 3h00m
Dificuldade: Difícil

Com início no Castelo da Lousã (265 m), o troço inicial deste percurso contorna a Capela do Sr. dos Aflitos, seguindo depois em direção a Porto Pisão por um longo caminho florestal.

Inicia-se, então, uma descida que evolui ao longo da Ribeira de São João e de onde se pode avistar já a Aldeia do Xisto do Talasnal. Mais adiante surge a Central Hidroeléctrica da Ermida. Aqui cruza-se a Ribeira de São João por uma ponte metálica, tomando uma subida íngreme, em ziguezague, facilitada por uns pequenos degraus feitos de pedras e lajes de xisto. Um pouco mais acima vira-se à direita em direção ao Talasnal.

Pode começar a observar muros de pedra que indiciam a proximidade da aldeia (500 m), onde se encontra também um cruzamento que pode levar ao Caminho do Xisto - Rota das Quatro Aldeias. A saída do Talasnal em direção ao Chiqueiro é feita por uma das ruelas da aldeia. Após a travessia da Ribeira da Vergada chega-se ao estradão florestal, continuando a subir pelo pinhal acima até se chegar ao Chiqueiro. O caminho para o Casal Novo é feito por uma estrada florestal com pinheiros, eucaliptos e carvalhos dispersos. Ao fundo da ruela que cruza a aldeia vira-se à esquerda e encontra-se um pátio que constitui um excelente miradouro através do qual se avista o vale e a montanha.

À saída da aldeia encontra-se uma descida que continua em ziguezague até se avistar o Cruzeiro, local onde se pode avistar o ponto de partida deste percurso, o Castelo da Lousã.

Ficha Técnica

Ponto de Partida: Castelo da Lousã
Ponto de Chegada: Castelo da Lousã
Total Climbing: 500m
Altitude Máxima: 700 m
Altitude Mínima: 250 m
Track GPS gpx (1022.71 KB)
Brochura PDF pdf (1.07 MB)
Mapa PDF pdf (625.09 KB)

6230 Barroca, Fundão
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam