Caminho do Xisto de Álvaro - Mui Nobre Villa

Com início no miradouro mais próximo da igreja Matriz de Álvaro, este Caminho do Xisto vai levá-lo pelas encostas junto à aldeia, reservando para o final uma das mais belas vistas sobre Álvaro.

Percurso
Tipo: Circular Pedestre
Distância: 7,3 km
Duração Média: 2h40m
Dificuldade: Fácil
Aldeias: Álvaro

O Caminho do Xisto de Álvaro Mui Nobre Villa começa no miradouro da Igreja Matriz ou Igreja de S. Tiago Maior. Percorrendo as ruas da aldeia, a direção a seguir é a da Capela de S. António, mas mesmo antes desta será necessário virar para a Capela de S. Sebastião até chegar ao vale da Ribeira de Alvelos onde se encontrará rodeado de oliveiras seculares.

Daqui vai avistar a ponte de origem romana, que ainda hoje é local de passagem dos habitantes de Álvaro a caminho das suas terras de cultivo. Mais à frente, avistam-se um conjunto de azenhas, em ruínas, junto à ribeira.

Caminhando por entre pinheiros, eucaliptos, sobreiros e carvalhos é tempo de subir em direção a Longra. Até lá, irá encontrar as ruínas da Capela de S. Pedro e ainda a Capela de S. António, mais uma das muitas capelas existentes nesta zona. Seguindo pela rua principal da Aldeia, começa-se a descer em direção a Álvaro. A descida por vezes é um pouco sinuosa, mas a paisagem sobre esta aldeia é deslumbrante, com o rio Zêzere como pano de fundo.

Ficha Técnica

6230 Barroca, Fundão
Portugal
(+351) 275 647 700 (+351) 960 101 873

O que outros já partilharam