Notícias

II Trail Pinhal Total

23 out 2014
II Trail Pinhal Total
notícias
Cento e cinquenta atletas e caminheiros juntaram-se, no primeiro fim-de-semana de outubro, para a segunda edição “Trail Pinhal Total”.

Atividade física, exploração do ambiente, prática trail running e corrida de montanha, foram as palavras de ordem.

Reportagem de Soraia Tomaz

"O veterano Vitorino Coragem, participante no primeiro trail Pinhal Total, voltou para a segunda edição do trail, na qualidade de atleta e padrinho da prova, enquanto a Natércia Silvestre foi a madrinha desta edição.

Os participantes apresentam-se de mochila às costas e equipados a rigor, prontos para o começo da prova, enquanto a organização e os familiares se  apressam com máquinas fotográficas e câmaras de filmar para registar cada segundo vivido, antes do sinal de partida.

No desafio dos 25Km, André Castro é o primeiro a cortar a meta, com um sentimento de satisfação “pela maravilhosa paisagem e pela boa marcação da prova que é fundamental”, passada 1h31m46s. Pedro Marques marca a sua posição com um segundo lugar e a fechar o pódio João Rodrigues.

Como “correr está na moda”, também as mulheres aderem cada vez mais a este tipo de competição e sentem-se capazes de correr qualquer distância, incluindo os 25Km. É Natércia Silvestre que dá rosto ao ponto mais alto do pódio, após 1h56m36s de corrida, explicando que “esta é uma prova muito corrida, tem várias partes mais técnicas, mas corre-se muito”. Radiante com a prova, garante: “quero tentar, para o ano os 60Km, porque sinto-me capaz de fazê-lo”. O segundo lugar pertence a Cátia Serôdio e é Ana Favas que ganha a “medalha” de bronze.

É altura de conhecer agora os vencedores do ultra trail (60Km): Rui Manuel da Luz faz “as honras da casa” e passa a meta, ao fim de 6h46m04s. “Não venho para uma competição com o pensamento que quero ganhar, venho pela diversão, pela descoberta de novos lugares e porque gosto muito de correr longas distâncias”, confessou. Com dois minutos de diferença, surge o jovem atleta Luís Pássaro, seguido de Rui Santos.

Um som de congratulação começa a surgir, olha-se a redor e todos os presentes, junto à meta, batem palmas para receber Isabel Almeida que, depois de 9h32m28s a correr, é a primeira atleta feminina a chegar. No que diz respeito ao seu desempenho, confessa: “foi no quilómetro 30 que senti mais dificuldades, mas toda a envolvência do espaço por onde passei, a água onde me podia refrescar e o facto de o percurso estar bem assinalado ajudaram muito”. Maria de Sá agarra o segundo lugar e Sandra Kiesow o terceiro. 

É de salientar, também, o mérito dos participantes da caminhada, que puderam apreciar e desfrutar de toda a natureza e do ar puro que delineava o trajeto da prova. À medida que iam chegando, os atletas transbordavam felicidade e tranquilidade, elogiando a organização e a beleza do percurso. Tal como em todas as provas, o dia acabou com a típica entrega de prémios e subida ao pódio. Todavia, nenhum participante foi esquecido ou desvalorizado.

Houve prémios para a equipa com mais fair-play, para o mais idoso, para a equipa mais numerosa, meta volante e, ainda, para os últimos classificados que foram galardoados pelo esforço despendido durante a prova.

A par da entrega de prémios, o importante é a forma como os atletas veem e reagem ao final da prova. Mais do que os primeiros lugares, é fantástico ver em cada sorriso e cada olhar uma expressão de satisfação, de à vontade entre participantes e entre todos os elementos da organização, o convívio antes, durante e após a prova e, acima de tudo, sentir que em cada palavra sobre a prova, os atletas têm vontade de voltar a fazê-la no próximo ano.
Oleiros volta, assim, a ser palco principal de mais uma prova de trail ilustre e
exemplar!"

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
14 abr 2024 - 01 dez 2024
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
19 abr 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca