Experiência

Tour do Xisto - Lousã, Gondramaz, Pedrógão Pequeno e Candal

Serra da Lousã

Num misto de cultura e exercício, divirta-se a conhecer Portugal e a sua história!

Descobrir a beleza escondida das Beiras é o que lhe propomos nesta viagem pela História e pela Natureza percorrendo caminhos ancestrais que nos levam ao contacto amigo e franco das gentes serranas e das Aldeias do Xisto.

1º.dia
De acordo com a disponibilidade de tempo, visita à Cidade do Porto, às Caves de Vinho do Porto e breve cruzeiro no Rio Douro.

2º.dia
Partindo do Castelo da Lousã vamos caminhar pelos antigos trilhos de montanha que ligavam as aldeias serranas e eram o principal acesso às leiras em socalcos.

3º.dia
Gondramaz, situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, é uma das mais belas e bem recuperadas aldeias serranas da rede das Aldeias do Xisto.
Caminhar pelos trilhos que envolvem a aldeia é desfrutar de uma paisagem que é uma verdadeira obra de arte da Natureza.

4º.dia
Vila fundada pelo cônsul romano Aulo Curcio, em 150 a.C., Pedrógão Pequeno foi conquistada pelos Mouros em 718 e reconquistada por D.Afonso II em 13 de Março de 1216 merece uma visita atenta antes de iniciarmos o “Trilho dos Romanos” que é um percurso paisagístico que permite o contacto com valores históricos e naturais.

5º.dia
Dia livre em Castanheira de Pêra para recuperar energias que pode ser utilizado para uma visita histórica à Vila e redondezas ou relaxar e tomar banhos de sol e na piscina de ondas (a 80kms do mar) do complexo de lazer da Praia Fluvial das Rocas.

6º.dia
Vamos subir ao ponto mais alto da Serra da Lousã o Trevim (1205 m) apreciar a paisagem, oxigenar os pulmões, e depois descer até perto da aldeia de Candal (740 m). Tendo o infinito como horizonte, vamos então entrar no coração da serra por caminhos que ligam as aldeias de xisto destas encostas e que outrora foram considerados essenciais à população serrana. Como que descendo um poço, tendo a Bacia da Lousã como fundo, vamos visitando as aldeias que vão surgindo entre a vegetação. À medida que descemos, os montes em volta, cada vez maiores, culminam sempre na silhueta do mais alto de todos e que sempre nos acompanhou, o Trevim.

7º.dia
Percurso pedestre incluindo visita à estação arqueológica romana de Conimbriga.
Na época da invasão romana à Península Ibérica, Conimbriga era considerada a principal cidade do Conventus Scallabitanu, província romana da Lusitânia, localizava-se na via que ia de Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). Foi ocupada pelos romanos durante as campanhas de Décimo Junio Bruto, em 139 a.C., todavia, muitos estudioso defendem que a primeira ocupação humana deste sítio remonta a um castro de origem Celta da tribo dos Conii.

8º.dia
Transfer para o Aeroporto do Porto ou Lisboa

 

Contactos e Informações

Localização:
3200 Serra da Lousã 
Lat.: 40° 3' 25.92" N
Long.: 8° 12' 56.988" W

Preços: 

por pessoa: 850,00€

Serviços: 

Inclui: Alojamento 7 noites de alojamento em quarto duplo em Casa de Turismo Rural e Hotel de 3 estrelas, Transporte, acompanhamento permanente de guia da Waypoint, jantar regional no 7º dia , seguro de acidentes pessoais, impostos, taxas e apoio de emergência.
Não Inclui: Alojamento, almoços, despesas de carácter pessoal e outras não especificadas.

Outras Informações: 

Duração: 8 dias
Nível: Médio
Dificuldade técnica: Moderado
Esforço físico: Moderado
Distância 7 dias: ≈ 80 Km
Riscos inerentes: sem riscos aparentes
Idade mínima/máxima: 14/65
O programa realiza-se com um mínimo de 4 e o máximo de 8 pessoas.

Contactos

Associado

Waypoint - Turismo de Natureza

3200 Lousã 
Portugal
(+351) 966 964 592 (+351) 926 684 246 (+351) 914 006 812

O que outros já partilharam

0 comentários

Sugestões

Aqui perto

Ponto de Interesse
Ver Ponto de Interesse Adicionar ao Roteiro
Associado

Loja do Candal

Candal, Lousã

Muito bem localizada e de fácil acesso, a Loja do Candal oferece toda a qualidade e variedade dos produtos das Aldeias do Xisto, enquanto saboreia um chá e uma fatia de bolo.

Páginas

Comer e Dormir

Páginas

Relacionados

Percurso
Ver Percurso Adicionar ao Roteiro
Associado

Admoço - Cambas

Pedestre Linear Muito Fácil 4,6 Km 1h00 (pedestre) 20m (BTT)

Sob a influência da Serra do Muradal, nesta região destaca-se a Garganta do Zêzere, um dos geomonumentos do Geopark Naturtejo classificados pela UNESCO.

Páginas