Entidade Associado

Casas de Campo Aldeia de Camelo

A missão era fazer reviver uma aldeia. Entre outras iniciativas, três casas abandonadas de xisto foram transformadas em casas de campo para turismo rural. Camelo é uma aldeia muito isolada, no coração das montanhas, a 600 metros de altitude, rodeada de carvalhos, sobreiros, urze e medronhos, o tubo de ensaio ideal para um projecto de requalificação sustentável.

De arquitectura popular e tipologia vernacular portuguesa em alvenaria de xisto, articuladas entre si em torno de dois pátios interiores. Combinação de técnicas tradicionais com a aplicação de tecnologia moderna, e com grande ênfase na sustentabilidade.

Paredes meias com a aldeia que lhes deu o nome, as Casas de Campo Aldeia de Camelo são a união das técnicas da arquitectura popular com a sustentabilidade e a tecnologia moderna.

Na Casa do Forno, um antigo forno de pão serve agora de chuveiro e uma manjedoura foi transformada em cozinha.

Na Casa da Torre, um dos quartos é uma camarata com quatro camas, ideal para as crianças.

A Casa da Ribeira inclui um pátio privativo com um forno onde são feitos os ateliers de pão.

Um segredo rodeado de verde e tranquilidade, a dez quilómetros de Castanheira de Pera, a duas horas de Lisboa e do Porto.

 

 

Contactos e Informações

Localização:
Rua de Nossa Senhora do Amparo
3280 COENTRAL, CAMELO, CASTANHEIRA DE PÊRA
Lat.: 40° 2' 38.04" N
Long.: 8° 9' 8.712" W

Telefone: (+351) 236 438 016 (+351) 933 784 794 (+351) 917 646 426
E-mail: aldeia.camelo@gmail.com
Website Facebook
Outras Informações: 

Como chegar de Norte e de Sul:
Na A1 saia em Pombal. Apanhe o IC8 direcção Castelo Branco e saia na N236-1 sentido de Castanheira de Pera. Chegando a Castanheira, siga pela N236 no sentido da Lousã e, a aproximadamente 3 quilómetros, vire para Bolo. Continue em frente até chegar ao Camelo.