Entidade Associado

Atelier da Cerdeira

Cerdeira

Kerstin Thomas nasceu em 1964 na República Federal da Alemanha onde, após a conclusão do liceu (artes plásticas), aprendeu talha/escultura em madeira numa oficina de design em madeira.

Frequentou o Curso de Ciências Sociais, além de concluir o curso superior de Língua e Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Radicou-se em Portugal e vive na aldeia serrana da Cerdeira onde, desde 1990, tem um atelier próprio. Os seus trabalhos na área da escultura em madeira são abordagens diversas que, no entanto, têm em comum a preferência por madeiras autóctones e o quase sempre presente sentido de humor.

O gosto pela expressividade do rosto humano levou-a a realizar inúmeras “cabeças de pau”, tanto de livre expressão para teatro de marionetas e fantoches como também retratando pessoas reais a partir de fotografias, as quais são executadas em madeira de tília devido as suas características a nível de cor e textura. Outra vertente do seu trabalho tem sido a criação de presépios e de calendários perpétuos em madeira de castanho.

Após alguma investigação criou um tipo de calendário extremamente simples, utilizando símbolos representativos das vivências locais para indicar os, dias os meses, as estações do ano etc., e com recurso a elementos lúdicosque exigem uma participação activa do utilizador.

Participa regularmente nas Feiras de Artesanato de Vila do Conde, de Lisboa(FIA), de Lagoa (FATACIL), do Porto (ARTESANATUS) e na Krefeld (Alemanha). Além do artesanato dedica-se à escultura.

Também participou em algumas exposições colectivas de que constituem exemplo a Exposição Internacional de Artes Plásticas (Figueiró dos Vinhos 2001); “A Memória das Coisas” (Guarda 2003); Festa da Caricatura (Lousã 2003; Exposição Internacional de Artes Plásticas (Kitzingen, Alemanha 2004); Monumento para Miguel Torga (Coimbra 2006); “Elementos à Solta” Cerdeira 2006, 2007, 2008; “Nós-com-sem” Escultura em Madeira (Lousã, Maio de 2007). Recebeu Menções Honrosas no Prémio Nacional de Artesanato Contemporâneo 2001, no Prémio FIA 2006 e no Prémio de Artesanato de Viana do Castelo 2006/2007, 1º prémio Viana do Castelo 2007/2008.

  • Tipo de Artesanato/Actividade Artesanal: Escultura em madeira
  • Peças/Produtos: Esculturas e várias peças de madeira.
  • Materiais Utilizados: Vários tipos, madeira autóctones, castanho, tília, etc.
  • Comercialização e Venda: Feiras locais, regionais e/ou nacionais; exposições por todo o país e estrangeiro; Lojas Aldeias do Xisto, atelier próprio.

Participou nos projectos Água MusaL4Craft e Agricultura Lusitana

Mais ofertas

Contactos e Informações

Localização:
Cerdeira 
Lat.: 40° 5' 36.96" N
Long.: 8° 11' 40.704" W

Telefone: (+351) 239 994 621
E-mail: atelierdacerdeira@yahoo.com.br
Facebook