Entidade Associado

Lousãmel

Lousã

Em 28 de Março de 1988, dá-se a fundação da Lousamel. Esta Cooperativa surgiu da necessidade da existência de uma instituição que ajudasse os apicultores a resolver os seus problemas. Verificou-se uma união de esforços e vontades no sentido de dinamizar o sector apícola na região.

Em 1990, ocorre o processo de definição da Zona de Abrangência do Mel da Serra da Lousã, bem como das suas características específicas, com o apoio das Autarquias da Região, dos Serviços Florestais e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Em 1994, é reconhecida a Denominação de Origem Protegida através do despacho N.º 27/94 de 4 de Fevereiro.

Em 1996, é construída a sua primeira sede própria, na Zona Industrial dos Matinhos – Lousã, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e são criadas melhores condições para os seus dirigentes e associados trabalharem, resultando no aumento do número de sócios.

Em 2010, são reestruturadas e ampliadas as suas instalações por via do crescimento e forte implementação quer no sector do mel, quer na comercialização de todo o material apícola. Está, actualmente, equipada com a mais moderna tecnologia de extracção, embalamento e processamento do mel e dotada de instalações polivalentes que podem cumprir diversas funções, nomeadamente espaços de formação, actividades e exposições.

Nasce nas novas instalações o Centro Interpretativo do Mel da Serra da Lousã que consiste num espaço onde se pode assistir “ao vivo” ao processo de produção de mel, conhecer os produtos da colmeia, histórico e especificidades da apicultura e área de degustação de mel.

O que começou por ser um ponto de encontro de apicultores, é actualmente um pólo estruturado, que funciona na plenitude dos seus desígnios de servir os cooperantes; desde a comercialização de material apícola e mel, até a formação, passando pela assistência técnica, continuando a evoluir, tendo actualmente 310 cooperantes.

A actividade apícola, pratica-se desde tempos imemoriais nas montanhas e vales da Serra da Lousã e concelhos limítrofes. O "Mel Serra da Lousã" DOP (Denominação de Origem Protegida) é obtido pelas abelhas da espécie "Apis Mellifera Ibérica" através de nectários florais da flora espontânea regional.
O "Mel Serra da Lousã" é um mel de cor âmbar ou âmbar escuro, quase negro e alta viscosidade, com um paladar intenso e alguma adstringência devido ao néctar das urzes.

O uso da Denominação de Origem Protegida, obriga a que o mel seja produzido de acordo com as regras estipuladas no Caderno de Especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, extracção, embalagem e conservação.
Tudo isto para garantir aos  consumidores um produto de excelência!

Mais ofertas

Contactos e Informações

Localização:
Lousã 
Lat.: 40° 6' 52.92" N
Long.: 8° 14' 38.4" W

Telefone: (+351) 239 995 249
E-mail: lousamel@lousamel.pt
Website Facebook