Entidade Associado

Pátio do Xisto

Gondramaz, Miranda do Corvo

Na Aldeia do Xisto do Gondramaz, o “Pátio do Xisto”nasceu do restauro de uma construção centenária, típica das aldeias do xisto, com os currais para o gado no piso térreo, sob a habitação, para aproveitar o calor dos animais tão importante nos rigorosos invernos da serra. Na sua recuperação foram conservadas as paredes originais em xisto, apenas revestidas pelo interior onde o conforto assim o exigiu.

Neste passeio que se propõe ao passado e ao contacto com a vida da serra, não pôde ser esquecido o futuro e, por isso, ao visitante do “Pátio do Xisto” é lembrada a sustentabilidade, propondo-se que tire o máximo partido do aquecimento solar das águas.

A casa de campo do “Pátio do Xisto” é, como o nome sugere, uma construção em pedra, parte dela escavada na própria rocha, o que não impediu a sua recuperação de a transformar num espaço acolhedor e confortável.

A casa tem acesso por um pátio apenas separado do seu interior por um envidraçado orientado a nascente, que lhe confere uma luminosidade e vista privilegiadas.

No piso térreo, dispõe de escritório/recepção, sanitário e sala com cozinha, equipada com televisão por cabo.

 

 

Contactos e Informações

Localização:
3220 Gondramaz, Miranda do Corvo 
Lat.: 40° 3' 43.2" N
Long.: 8° 16' 22.512" W

Telefone: (+351) 239 538 012 (+351) 919 759 877
E-mail: info@patiodoxisto.pt
Website Facebook
Serviços: 

Aquecimento central e casa de banho privativa.
A área comum está equipada com TV por cabo, micro-ondas e frigorífico.