Entidade Associado

Junta de Freguesia de Sobral de São Miguel

Sobral de São Miguel

A freguesia de Sobral de São Miguel, com uma área de 23,94 km2, situa-se no sudoeste do concelho da Covilhã. Para alem da Sede de freguesia, que dista cerca de 40 km da sede do concelho, anexa ainda o lugar de Pereiro.
Sobral de S. Miguel é um povoado muito antigo, sendo que o primeiro documento que se lhe refere e que se conhece, é um apontamento dos inquiridores de D. Dinis, datado de 1284. Posteriormente e até 1970, a freguesia era denominada por Sobral de Casegas, uma vez que pertenceu até 1888 à freguesia, tornando-se então independente a nível administrativo. A pedido dos sobralenses passou a designar Sobral de São Miguel (orago da freguesia), pelo decreto-lei nº 69/70 de  27 de Fevereiro.

A freguesia localiza-se numa área muito montanhosa, onde sobressai o Gondufo (localmente designado por Cabeço d’A Nave), um dos cumes mais imponentes da Serra do Açor, com 1.243m de altitude. A partir desta Serra desenvolvem-se outras elevações de menor altitude, com uma exposição NW-SE, separadas por pequenos cursos de água, de entre os quais se destaca a Ribeira de Porsim. É nesta afluente do Rio Zêzere, a cerca de 600m de altitude, que se localiza a Aldeia Sobral de S. Miguel.

A Serra do Açor constitui uma importante barreira que protege a freguesia das correntes de ar marítimo provenientes do Atlântico, apesar dos ventos de Noroeste serem uma constante nos locais de maior altitude. Por outro lado, a preponderância das vertentes expostas a sudeste, faz com que a vegetação local apresente uma mistura interessante de espécies de influência atlântica e mediterrânica. Assim, para alem do pinheiro bravo, que predomina na região, podemos encontrar algumas áreas onde crescem sobreiros.
Do ponto de vista litológico, a área da freguesia na grande mancha do complexo  xisto-gresoso das Beiras. Os xistos e grauvaques são as formações rochosas que dominam a área, onde espontaneamente podemos encontrar alguns filiões quartzíticos.

Dada a sua posição periférica e o forte potencial ao nível dos recursos naturais, Sobral de São Miguel sempre foi uma freguesia rural, que chegou a contar com mais de 1.400 habitantes em 1960, alguns dos quais trabalhadores das Minas da Panasqueira. Nesse período a economia local assentava na agricultura de subsistência, na pastorícia (sobretudo gado caprino) e na produção de carvão.

Actualmente, a freguesia apresneta cerca de 400 habitantes (418, segundo os Censos de 2011), correspondendo a uma estrutura etária bastante envelhecida.

A atividade económica local continua a ser dominada pela exploração dos recursos naturais, sendo que para além da agricultura e das pastorícia, destacam-se a construção civul e a exploração de xisto. Na aldeia existem duas pedreiras de xisto, que vendem ardósia e xisto para o mercado nacional e internacional.

Integrada na Rede das Aldeias do Xisto desde 2010, a freguesia apresenta vários pontos de interesse. A aldeia de Sobral de S. Miguel, sobretudo o seu núcleo mais antigo, situado nas margens da ribeira do Porsim, apresenta-se aos visitantes como um anfiteatro de casas de xisto, com telhados em ardósia, servidas por ruas e escadarias que formam um interessante conjunto arquitectónico.

A Casa Museu João dos Santos (onde actualmente se localiza a Sede da Junta de Freguesia) e a Residência Paroquial, também merecem destaque. A piscina fluvial, os açudes, as pontes, os moinhos e o lagar são elementos muito bem integrados na paisagem onde o xisto é a marca dominante.

Para os visitantes que preferem o desporto e a aventuram, as imediações da aldeia apresentam vários pontos de interesse, de entre os quais se destaca a cascata do Vale das Vacas, eleita como uma das cinco “Beleza Naturais” do concelho da Covilhã, em 2010.

 

Mais ofertas

Evento
Ver Evento Adicionar ao Roteiro
Associado

Páscoa Gastronómica no Sobral de São Miguel

15/04/2017 - 11:00 — 16/04/2017 - 21:00

Rua Fundo do Lugar / Ponte dos “Canutchos”, Sobral de São Miguel

Na Aldeia do Xisto do Sobral de S. Miguel, mais precisamente, na Rua Fundo do Lugar e ou na Ponte dos “Canutchos” poderá apreciar o melhor da gastronomia local relacionada com a Páscoa.

Evento
Ver Evento Adicionar ao Roteiro
Associado

Xistrilhos 2016

22/07/2016 - 19:00 — 24/07/2016 - 21:00

Um evento com muita animação, música, teatro, passeios, exposições, artesanato, gastronomia e muito mais!

Contactos e Informações

Localização:
Rua do Fundo do Lugar
6225-326 Sobral de São Miguel 
Lat.: 40° 12' 39.6" N
Long.: 7° 44' 31.524" W

Telefone: (+351) 275 663 193 (+351) 963 874 662
E-mail: jfssmiguel@sapo.pt