Quem Somos

Aldeias do Xisto - Descobrir o sonho

A Rede das Aldeias do Xisto é um projecto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 Municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados que actuam no território. A ADXTUR congrega assim as vontades públicas e privadas de uma Região, que se revêem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão. Pelo desenvolvimento integrado do território, contra a desertificação humana e o esquecimento.

Espírito de parceria

A articulação num território a um mesmo tempo sinuoso e vasto nas acessibilidades, mas também tão genuíno e deslumbrante nas suas paisagens e gentes, solidificou-se pela base: foi com os Municípios, com as pessoas, habitantes locais e novos aldeões, artesãos e investidores privados, que se descobriu o espírito de parceria que é agora corporizado pela ADXTUR. As grandes linhas estratégicas da Agência focam-se na sustentabilidade de um território e na promoção dos seus valores endógenos. A marca Aldeias do Xisto representa a oferta de serviços turísticos dos seus associados (hotéis, pousadas, alojamento em espaço rural, restauração, animação turística, comércio tradicional) articulada com o Calendário de Animação das Aldeias do Xisto. Sem nunca perder de vista aquilo que é o seu código genético: o bem-estar e a qualidade de vida das populações locais.

Animação diferenciadora

Com o projecto Rede das Aldeias do Xisto, esta zona da Região Centro começa a abandonar o estigma da desertificação humana, do flagelo dos fogos florestais, da inércia do sector privado e da falta de identidade regional. Hoje este território oferece uma marca diferenciadora e identitária, que promove os valores únicos do território, a sua oferta turística e os serviços e produtos dos seus parceiros através de um calendário de eventos culturais únicos, criativos e directamente ligados às tradições locais. Muitos desse eventos estão a dar origem a pacotes turísticos integrados, que juntam ofertas e serviços de vários parceiros. O contacto directo com as populações e as sua cultura, bem como o pleno usufruto da paisagem natural são outro dos atractivos destes eventos, o que torna as Aldeias do Xisto um destino turístico único e diferenciador no panorama nacional.

Certificação e Qualidade - Selo de Recomendação

A filosofia de actuação da ADXTUR tem como principal objectivo a criação de modelos de qualidade para as diversas vertentes da marca Aldeias do Xisto. A sua concretização far-se-á através da criação de um Selo de Recomendação das Aldeias do Xisto, que indicará o nível de certificação e/ou qualidade de um determinado produto ou serviço. A qualificação dos recursos turísticos da marca já abrange vertentes tão diversas como o património edificado, os produtos, serviços e animação com a marca Aldeias do Xisto, a gastronomia (Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto), as unidades de produção artesanal/agrícola e respectivos produtos disponibilizados na Rede de Lojas das Aldeias do Xisto e, claro, o apoio técnico aos parceiros que pretendam Refira-se que as regras que o Selo de Recomendação das Aldeias do Xisto representa são assumidas por todos os parceiros da Rede. Em suma, a auto-disciplina interna partilhada pelos parceiros da Rede tendo em vista a aposta na certificação dos recursos humanos e turísticos fazem da marca Marca Aldeia do Xisto um modelo de qualidade.

Modelo de Gestão

A ADXTUR, de acordo com as necessidades do projecto e do território, definiu juntamente com os parceiros públicos e privados modelos de gestão e promoção da marca, que hoje se vêm formalizados em grupos de trabalho sectoriais:

  • Praias Fluviais;
  • Ambiente, Caça e Pesca;
  • Ordenamento do Território e Regulamentos Urbanos;
  • Produtos Turísticos;
  • Rede de Lojas Aldeias do Xisto;
  • Formação e Qualidade – Certificação;
  • Comunicação e Marketing;
  • Projectos de Desenvolvimento e Cooperação Estratégica

Outros projectos

O projecto de dinamização da Rede das Aldeias do Xisto já alargou a sua marca a sub-marcas e projectos complementares: a Rede de Lojas das Aldeias do Xisto, que comercializa produtos locais; o Calendário de Animação das Aldeias do Xisto, um programa permanente de eventos idealizados em conjunto com os parceiros locais do território; Rede de Património do Xisto, um projecto internacional de parceria com Røros, um local UNESCO na Noruega; a Rede de Praias Fluvias, que junta algumas das zonas fluviais mais deslumbrantes do território. No mercado nacional, a marca Aldeias do Xisto foi responsável directo por um aumento dos visitantes no território das Aldeias do Xisto, bem como serviu de suporte à captação de investimentos privados no território.