Artigo

A casinha das Aldeias do Xisto no Portugal dos Pequenitos

As Aldeias do Xisto estão representadas no Portugal dos Pequenitos através de uma casinha tradicional. O espaço evoca o território, as suas tradições e imaginário, com todas as histórias que se podem contar a partir desta experiência única.

As Aldeias do Xisto estão representadas no Portugal dos Pequenitos através de uma casinha tradicional. Inaugurada no dia 8 de junho de 2015, com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, esta nova casa surge através de uma parceria entre a Fundação Bissaya Barreto e a ADXTUR no âmbito do 75º aniversário do parque temático de Coimbra.

Perspetiva da casinha das Aldeias do Xisto no Portugal dos Pequenitos.

Para quem nunca visitou as Aldeias do Xisto esta é uma excelente oportunidade para sentir o verdadeiro espírito da “aldeia” e ficar a conhecer as casas tradicionais da região.

Do espaço alusivo à casa das Aldeias do Xisto no Portugal dos Pequenitos fazem parte a reconstituição de uma casa tradicional das Aldeias do Xisto da Lousã e, uma segunda construção em xisto, composta por pequenos socalcos com plantas autóctones, criando-se assim um subespaço lúdico e didático. Este novo local do Portugal dos Pequenitos vai possibilitar aos visitantes descobrirem a cenografia das aldeias, evocando também as relações que estabelecem com a envolvente natural onde estão inscritas. É um convite ao imaginário das Aldeias do Xisto, aberto a miúdos e graúdos!

A evocação dos socalcos que marcam a paisagem rural das Aldeias do Xisto.

Com o intuito de trazer a 'aldeia até à cidade', a nova casa inspirada nas habitações das Aldeias do Xisto "pretende também transportar os visitantes para as Aldeias do Xisto, para a vivência das suas gentes, para o ambiente do quotidiano de aldeia. Queremos ainda estar cada vez mais próximos das pessoas para que fiquem a conhecer verdadeiramente o nosso conceito, o nosso ser", refere Rui Simão, coordenador da ADXTUR.

O momento em que o primeiro ministro, Pedro Passos Cooelho, recebe uma oferta das Aldeias do Xisto das mãos de José Brito, membro da direção da ADXTUR.

"A nossa presença no Portugal dos Pequenitos é de suma importância porque estamos a falar de uma instituição reconhecidíssima, conhecida por todos no nosso país e com um número elevado de visitas. Estarmos aqui representados significa também uma primeira abordagem a novos públicos e ao público do futuro num espaço que evoca o nosso território, as suas tradições e imaginário, com todas as histórias que podemos contar a partir desta experiência única. No fundo, trata-se de todo um processo de descoberta do que são as nossas regiões e do que é a cultura portuguesa", adianta Rui Simão.

Quanto à ideia, o coordenador da ADXTUR, explica que "partiu de um convite da Fundação Bissaya Barreto, responsável pelo Portugal dos Pequenitos, que mostrou interesse em ter representado uma das nossas casas. Optamos por uma casa inspirada e representativa da arquitetura tradicional da zona da Lousã através de um conceito que evoca a cenografia e o ambiente das Aldeias do Xisto, com representação dos socalcos e da agricultura daquela região. Esta é, de facto, uma presença que nos enche de orgulho."

Sugestões relacionadas com este artigo

Páginas

O que outros já partilharam

0 comentários