Artigo

Aldeias do Xisto representam Portugal

Agricultura Lusitana - Cultiva a tua Cultura

Agricultura Lusitana foi o tema central da participação das Aldeias do Xisto em representação de Portugal como país convidado na EUNIQUE 2015- International Fair for Applied Arts and Design, em Karlsruhe, na Alemanha, de 8 a 10 de Maio. O projeto envolveu cerca de 150 pessoas, vindas de 9 escolas superiores de design nacionais, 22 ateliers de craft, e uma equipa de design, que foram convidados a imergirem na realidade das aldeias e a inspirarem-se no contexto dos lugares para, a partir daí, criarem objetos significantes da memória e da identidade da cultura lusa, dos valores do território e do espírito português.

Estiveram envolvidas 9 escolas superiores de design e 22 ateliers de craft

Craft+Design+Identidade

Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e económico no território. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser.

Saiba mais pormenores sobre a representação de Portugal, através do site Agricultura Lusitana ou do nosso Facebook.

Agricultura Portuguesa - Viagem de Descoberta pelas Aldeias do Xisto.
Preparámos também um programa turístico de 8 dias de descoberta pelos saberes e fazeres pelas Aldeias do Xisto.

  • 10 aldeias do xisto visitadas
  • 2 Experiências de saberes e fazeres locais: queijo tradicional de cabra; pão em forno a lenha
  • 3 Workshops de Craft:  Feltro, Tecelagem, Talha de Madeira
  • 5 Passeios Pedestres na natureza
  • Dormida em alojamentos locais e casas de campo tradicionais em contacto com os habitantes locais
  • Gastronomia local servida em jantares confecionados segundo receitas tradicionais

As reservas até 30 de Junho têm 20% de desconto.
Saiba mais pormenores aqui.

Este projeto, financiado pelo PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Embaixada Portuguesa em Berlim, do Consulado Geral de Estugarda e do Turismo Centro de Portugal.

Novas ligações
O projeto Agricultura Lusitana desafia-se a agregar em torno da nossa matriz identitária - a herança agrícola como essência do saber fazer, estar e ser – um conjunto de atores e de fronteiras de conhecimento em áreas tão distintas como a história, a etnografia, a gastronomia, o craft, o design, as artes e ofícios tradicionais, as manualidades e a fabricação digital, a ecologia e o audiovisual, para, a partir do contexto local, idealizar e produzir bens e serviços capazes de atrair novas procuras.
Gerar um novo conjunto de produtos e serviços, protótipos e experiências que, para além de enriquecerem a nossa capacidade de fazer, nos permitem estabelecer novas ligações comerciais, estratégicas e afetivas com outros segmentos sociais, culturais e económicos, valorizadores da marca Aldeias do Xisto.
Rui Simão
Coordenador das Aldeias do Xisto

Com os anteriores projetos Água Musa e L4Craft, o saber fazer artesanal de vários ateliers de craft aliou-se à disciplina do design para olhar e interpretar os lugares através de uma imersão no território orientada por um tema transversal e materializando-se em artefactos significantes. Esta ligação do craft e do design tem-se revelado positiva e mantém-se neste projeto Agricultura Lusitana, que, ao incorporar as universidades, alargou e aprofundou uma metodologia baseada no relacionamento direto do conhecimento com a realidade.

Vista do stand

STAND- DESPERTAR OS SENTIDOS E REVELAR A ALMA LUSA

O stand das Aldeias do Xisto em representação de Portugal envolve o visitante no pulsar da terra lusitana, despertando os sentidos, evocando memórias e revelando o potencial da criatividade e produção nacionais. Um convite à viagem pelo território e à degustação dos sabores tradicionais. No espaço do stand são também promovidos os serviços dos parceiros das Aldeias do Xisto (alojamento, restauração, animação) e estão disponíveis vários programas de visita às Aldeias do Xisto.

O stand, com 500m2, apresenta as seguintes vertentes:

1 –ARTÍFICES+DESIGNERS
Saber fazer e metodologia projetual
2- ESCOLAS+ALDEIAS
Imersão na realidade das aldeias
3- DECA UA + FABLAB
Fusão da alta e baixa tecnologia
4– CONTENTOR VÍDEO
Uma viagem pelos sentidos e pelo território das Aldeias do Xisto
5- INSTALAÇÕES
Cabras, Mantas, Cestas e Escadas – ícones do território
6 –GASTRONOMIA
Espaço de degustação dos saberes e sabores locais

Sugestões relacionadas com este artigo

Páginas

O que outros já partilharam

0 comentários