Artigo

Aldeias do Xisto apresentaram "L4Craft – Local for Craft" na feira internacional EUNIQUE

As Aldeias do Xisto marcam novamente a EUNIQUE- International Fair for Applied Arts & Design, um dos certames mais importantes de arte e design do mundo, que decorreu em Karlsruhe, na Alemanha.

Convidada a estar mais uma vez presente neste evento internacional, a rede das Aldeias do Xisto esteve representada através do L4Craft – Local for Craft, um projeto que reúne e evoca a identidade de quatro lugares nas Aldeias do Xisto. A convite da ADXTUR, o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, José Carlos Arsénio, marcou também presença na EUNIQUE deste ano, demonstrando o apoio institucional à presença da marca portuguesa.

Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinha que "este é um motivo de grande orgulho para as Aldeias do Xisto mas também para Portugal. Trata-se de um dos eventos internacionais mais relevantes na área do design e arte aplicados, no nosso caso ao conhecimento de que dispomos, particularmente na área do craft. Estarmos presentes pela segunda vez consecutiva eleva o reconhecimento e a notoriedade da marca Aldeias do Xisto, e por consequência de Portugal, aos mais altos padrões internacionais."

O Cônsul de Portugal em Estugarda, José Carlos Arsénio (ao centro), marcou presença no stand das Aldeias do Xisto, na EUNIQUE. À sua esquerda, João Nunes, designer e orientador do projeto e, à direita, Rui Simão, coordenador da ADXTUR.

Na edição deste ano da EUNIQUE a participação das Aldeias do Xisto centrou-se no projeto L4Craft – Local for Craft, inspirado em quatro locais das Aldeias do Xisto, representando as quatro unidades territoriais da marca, e na combinação de dois autores e respetivas técnicas:

  1. CERDEIRA, Lousã, Serra da Lousã
    Kerstin Thomas (Madeira) e Vasco Baltazar (Cerâmica)
  2. JANEIRO DE CIMA, Fundão, Zêzere
    Casa das Tecedeiras (Tecelagem) e Nuno Alves (Madeira)
  3. BENFEITA, Arganil, Serra do Açor
    Steffi Kohne (Feltro Manual) e Mónica Faverio/Sérgio Lopes (Vidro)
  4. FOZ DO COBRÃO, Vila Velha de Ródão, Tejo/Ocreza
    Patrícia Gorriz (Joalharia) e Carlos Neto/Ana Lousada (Cerâmica)

Para o coordenador da ADXTUR, "com o projeto L4Craft – Local for Craft é a identidade dos lugares que as Aldeias do Xisto querem convocar, juntando ao saber-fazer e à autoria local, o pensamento reflexivo e a metodologia projetual do design, para construir objetos capazes de explorar sentimentos de interpretação universal e, através deles, transportar o observador para um lugar tangível e vivencial. Cada um dos objetos deste projeto evoca saberes e recursos singulares de lugares únicos que a todos desafiam pertencer."

As Aldeias do Xisto estão a trilhar um caminho movido pela visão de que os crafts (as manualidades) combinados com a metodologia projetual do design e inspirados num território podem expressar uma identidade e carregar um significado universal. Essa linguagem interpenetrando e interpretando os locais é o que transporta a memória para uma dimensão cultural profundamente actual. É a afirmação de um tempo - profundamente ligado à natureza - no nosso tempo.

SABER NÃO BASTA, TEMOS DE APLICAR;
QUERER NÃO BASTA, TEMOS DE FAZER – GOETHE

Para João Nunes, designer coordenador deste projeto, "o campo de trabalho sobre o qual nos debruçamos é o da nossa própria cultura, o da nossa existência, o chão que pisamos, sente as mudanças do tempo ao qual nos temos que adaptar para sobreviver. O método proposto para esta intervenção, assenta no processo de dar significado aos signos do nosso quotidiano através da materialização de artefactos significantes. O L4Craft pretende através dos cinco sentidos perceber a essência dos lugares e observar as características que indiciam o seu carácter como primeira preocupação para as construções futuras."

Com o objetivo de possibilitar que os visitantes conhecessem melhor este projeto, as Aldeias do Xisto exibiram no seu stand da EUNIQUE o resultado dos quatro projetos locais e a interpretação da sua narrativa recorrendo às novas tecnologias com imagens e textos explicativos dos locais em destaque, dos momentos mais marcantes da imersão/inspiração dos autores e designers nos locais, do processo criativo e, finalmente, da produção manual.

A EUNIQUE - International Fair for Applied Arts & Design é uma das mais importantes e reconhecidas feiras de craft internacionais, sendo a única na Europa centrada exclusivamente em arte e design. Composto por cerca de 300 expositores, dos quais 29% são internacionais, a EUNIQUE distingue-se pela sua qualidade e diversidade, dado que estarão em exposição peças de diversas áreas como a moda e a joalharia, mas também do design interior e exterior. Em exposição na EUNIQUE estarão apenas peças únicas e edições limitadas, previamente selecionadas por um júri de prestígio internacional.

 

Ficheiros Relacionados

Sugestões relacionadas com este artigo

Páginas

O que outros já partilharam

0 comentários